Editorial do Jornal Escorpiao.
O advogado mais profissional de Moçambique, António Albano Silva, perito em investigação, acaba de ser desmentido em grande medida por um grupo de profissionais como ele a respeito da entrevista que concedeu ao Magazine Independente semana passada.
Da extensa entrevista que ocupou quatro páginas, os colegas de Albano Silva que, por razões de ética profissional pediram para não serem identificados, dizem à viva voz que o seu colega profissional é um grande mentiroso, pelo facto de ter afirmado nessa entrevista que é membro-fundador da Ordem dos Advogados de Moçambique sem ostentar um dos primeiros 10 números dos membros devidamente inscritos.
Dizem os mesmos colegas de António Albano Silva que este causídico goza de muitas influências no sistema de administração da justiça, sustentando que prova disso é que Albano Silva consegue retirar dados de processos em fase secreta de que ele não faz parte, ou seja, não é assistente ou mandatário dos respectivos donos.
Dizem ainda que Albano Silva tentou incriminar pessoas inocentes em dois processos, nomeadamente no “caso BCM” e no alegado atentado contra ele mesmo. Neste segundo processo, Albano Silva mentiu durante oito anos e durante o julgamento não conseguiu apresentar sequer uma única prova sobre esse alegado atentado, nem sequer conseguiu apresentar testemunhas senão apenas seus amigos.
Aliás, o juiz do caso acabou concluindo que esta suposta vítima estava a mentir grosseiramente e decidiu inocentar todos os co-arguidos, absolvendo-os consciente de que estava a fazer muito bem para a justiça moçambicana.
As vítimas de Albano Silva algumas delas prometeram processar criminalmente este “famoso” advogado. No “caso BCM” arrolou vários inocentes que também foram absolvidos durante o julgamento e em contrapartida deixou tubarões fora que mereciam estar na cadeia até hoje! Afinal, de que reputado advogado estamos perante ele?
Em 17 de Junho de 2004, por lavra de Salomão Moyana, então director do semanário ZAMBEZE, um editorial desta publicação despiu publicamente António Albano Silva após perder vontade de incriminar algumas vítimas suas em sede de tribunal!
Espanto nosso é o tratamento VIP que António Albano Silva teve no Magazine Independente nessa extensa entrevista de quatro páginas, na qual ataca colegas seus e se auto-intitula de um bom advogado investigador!
Espanto nosso é o tratamento VIP que António Albano Silva teve no Magazine Independente nessa extensa entrevista de quatro páginas, na qual ataca colegas seus e se auto-intitula de um bom advogado investigador!
Lamentamos ainda a dualidade de critérios dos nossos colegas se compararmos o editorial de 2004 e a larga entrevista recente. Fala-se à boca cheia e é do domínio público, pelo menos escreveu o ZAMBEZE que a senhora Isabel Rupia, outra vítima de António Albano Silva vai processar criminalmente o seu difamador. Que muita pena um super-profissional que se presa de ser incorrer em actos tão indecentes quanto desta natureza!
Já aconselhámos por várias vezes Albano Silva para evitar entrar em polémicas que só baixam os seus valores morais e profissionais mas teima muito! Houve vezes em que este famoso advogado “vivia” na Imprensa moçambicana sempre em problemas. A continuar assim, temos a certeza de que muita sujeira sua virá a público.
Lamentamos muito mas não temos como. Há anos atrás, o ZAMBEZE escreveu que Albano Silva desrespeitou a justiça moçambicana e mandou passear um mandado de captura emitido contra si! Se não goza de influências, por que é que não foi preso por esse desrespeito?
Se não goza de influências como é que consegue informações de processos secretos em que ele não é assistente? Há abundância de argumentos sobre este ilustre advogado para dissipar qualquer dúvida que possa existir. Até onde vamos com esta mentira desbragada de um VIP quanto ele? Estamos conscientes de que nós também seremos futuras vítimas desta figura.
Onde está a verdade senhor Albano Silva quando os seus colegas dizem a verdade sobre o senhor? Senhor Albano Silva mentiu durante oito anos sobre o atentado contra si e agora mente que é membro-fundador da Ordem dos Advogados de Moçambique. Chega de mentiras desbragadas que os moçambicanos estão cansados de mentirosos e querem pessoas boas e profissionais sérios. Basta da mentira dos políticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário